segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Passos do Ballet- Adagio

Adage, Adagio - Adage é uma palavra francesa derivada do italiano AD AGIO e significa devagar ou com descanso. Os professores ingleses de ballet usam ADAGE, a adaptação francesa, enquanto que os americanos preferem o original italiano.
No ballet esta palavra tem duas formas de execução: 

1º- uma série de exercícios do Centro, consistindo de uma sucessão de movimentos lentos e graciosos que podem ser simples ou de caráter muito complexo, executados com fluidez e aparente facilidade. Estes exercícios desenvolvem a capacidade de sustentação, a estética.



2º- Uma abertura do clássico pas-de-deux no qual a bailarina, ajudada pelo parceiro masculino, executa os movimentos lentos e o bailarino levanta, sustenta ou transporta a bailarina. Esta, assim amparada, pode então exibir sua graça, sua linha e seu perfeito equilíbrio, executando développés, piruetas, arabesques, etc., e consegue combinações de passos e poses que seriam impossíveis sem a ajuda do partner. 
 Ellen Krysna.

Dançar na Igreja.


Esse já foi um desafio pra nós, porém tem se tornado mais frequente e normal a dança estar no meio da igreja, e isso é muito bom, porque é mais um meio de Jesus nos usar.

Se você pretende projetar isso na sua igreja, tem alguns pontos que você deve seguir:

Primeiro: Ter uma vida com Deus.
Isso é importante porque cria intimidade entre o Criador e a criatura, e Ele pode revelar toda a Sua vontade e te usar cada vez melhor em seu ministério.

Segundo: Manter uma vida Jejum, Oração e Palavra.
São armas fundamentais para o fortalecimento e crescimento do espírito, neste ministério como qualquer outro há uma guerra espiritual muito grande e você precisará de uma armadura muito especial. Efésios 6: 13-17

Terceiro: Ter convicção do seu ministério.
O apóstolo Paulo é um exemplo de certeza do que foi chamado para fazer, todos temos um chamado, só que em ministérios diferentes, você pode cumprir seu chamado através do louvor, da dança, ou como Paulo pregando, em Gálatas 1:15- 16, relata isso. Não faça nada porque achou bonito ou legal, faça porque Deus falou com você, quando Ele está na frente de algo, pois mais que seja díficil de se realizar, Ele vai até o final.

"Dança- Uma celebração diante do Senhor"

Nas civilizações antigas, a dança era um importante meio de expressar os mais profundos sentimentos da alma humana. Como qualquer forma de arte, a dança tem o poder não só de expressar emoções como também de despertá-las, tanto nos participantes quanto nos observadores. Podemos ver na história da família de Herodias (Mc 6: 17-28) que a dança pode facilmente ser ofensiva se usada como recurso de poder sensual, em que a finalidade é o prazer pessoal ou despertar a luxúria no outro. Jó advertiu sobre pessoas que estavam tão ocupadas dançando e se divertindo que se recusaram a servir ao Senhor (Jó 21: 11-14).
Nas Escrituras, a dança era usada para expressar alegria e louvar ao Senhor (2 Sm 6: 1; Sl 149: 3; 150: 4; Jr 31:4, 13). Foi também uma parte da comemoração pela volta do filho pródigo à casa do pai, na parábola que Jesus contou sobre o filho perdido (Lc 15: 25). O povo hebreu usava a dança para celebrar a glória de Deus e suas maravilhosas obras. Davi dançou diante do Senhor em uma alegre celebração do retorno da arca à Jerusalém. De qualquer forma, todos os crentes são responsáveis diante de Deus em viver uma vida santa, sem comprometimento moral ( Rm 14: 21, 1 Co 6:19-20, Gl 5:16; 1 Ts 4: 3-8) e com diligência para glorificar a Deus em todas as esferas da vida (1 Co 10:31).

Texto da Bíblia da Mulher- SBB, Livro de Êxodo 15 (cântico de Moisés) Pág. 126.

Ministério de Dança é coisa séria, precisa de dom, unção e técnica é claro, sempre busque informação, fundamento, não faça nada de qualquer jeito.

E ao trabalho vaso, seja usado!

Ellen Krysna.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Marido de Natalie Portman é novo diretor do Ballet da Ópera de Paris

O bailarino francês Benjamin Millepied, coreógrafo do filme "Cisne Negro", foi nomeado o diretor de dança do Ballet da Ópera de Paris, umas das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo.
Millepied, de 35 anos, que se casou no ano passado com a protagonista e ganhadora de um Oscar pela atuação em "Cisne Negro", Natalie Portman, com quem tem um filho, assumirá o posto em outubro de 2014.
O anúncio, feito pelo diretor da Ópera de Paris, Nicolas Joel, pôs um fim a meses de especulações sobre o sucessor de Brigitte Lefevre, diretora de dança desde 1995 que planeja se aposentar após a temporada de 2013-2014.
Esse mesmo posto foi ocupado durante vários anos pelo bailarino russo Rudolf Nureyev, que morreu em 1993.
De acordo com um comunicado da Ópera de Paris, Millepied nasceu em Bordeaux e estudou no Conservatório de Lyon.
Ele ingressou na Escola do American Ballet quando era adolescente, antes de integrar o New York City Ballet, onde se tornou bailarino principal em 2002.
Millepied atuou como coreógrafo e bailarino no filme, um thriller psicológico que recebeu cinco indicações ao Oscar. Portman ganhou o prêmio de melhor atriz.
O bailarino se aposentou em 2011 para se focar em coreografia e mudou-se para Los Angeles, onde fundou o L.A. Dance Project, que teve sua estreia em setembro do ano passado.
O marido de Natalie é o novo rosto da fragrância masculina da Yves Saint Laurent "L'Homme Libre" e também participou de anúncios para a Air France.
Quase todos os 150 bailarinos da companhia parisiense tiveram sua formação na Escola de Ballet da Ópera de Paris e entraram no corpo de baile por meio de uma audição anual.
Brigitte começou a estudar na Escola de Ballet da Ópera de Paris quando tinha 8 anos de idade e aos 16 entrou para o corpo de baile, motivo pelo qual a nomeação de Millepied provocou surpresa em alguns.
(Reportagem de Belinda Goldsmith)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como escolher a sapatilha certa?

Bom dia galera.
Eu comecei a dançar na ponta este ano e já tive algumas experiências com duas sapatilhas, eh isso mesmo, duas no mesmo ano.
A primeira foi a da Capézio Partner Estudante, minha professora não pode ir comigo, então foi essa mesmo, ela já tinha me notificado sobre as sapatilhas da Capézio, elas são preparadas para pés mais finos, moles e por ter as caixas mais altas não facilitam na hora de trabalhar pés como o meu, largo, chato e duro, e duro d+.
Sapatilha Capézio.

Na hora de experimentar eu fiquei com medo de sujar e tal, a menina da loja até foi simpática, disse pra eu ficar na ponta, pra ver se estava legal, mas a vergonha e falta de conhecimento não deixaram e comprei a n.38, o fato é que também adquirir a ponteira de silicone, aquela rosa, bem grossa, pra não ter nenhum problema depois com dedos machuacados e tal, o problema é que aumenta o pé e a sapatilha n.38 nem entrava e eu com medo de sujar e conseguir trocar, não insistir o problema é que a sapatilha da Capézio fica mais larga com tempo, eu deveria ter insistido, mas fui lá e troquei pela outra 39 1/2, quem pula de um numero para outro +1/2? Alguém sem experiencia como eu, comecei a usar e bum, ela tava tão larga que ao fazer 5ª posição parte posterior estava sobrando e empurrava o pé que ficava atrás, não deu certo, insisti mais um pouco, mas meu pé não amolecia e nem pegava o formato certo, juntei o dinheiro e fomos parar na Ilha do Governador, minha professora que desta vez foi comigo, ou eu com ela, achou melhor irmos pra lá, por ter mais opção de sapatilha e ela já conhecia a loja e tudo mais, comprei uma sapatilha da Só Dança, além de cores lindas e fortes, elas tem vários tamanhos e formatos, e ela já possui uma curvatura que ajuda a trabalhar melhor os pés.
Sapatilha Só Dança.

Também tem a Millenium  que  oferece vários modelos, o problema é que elas não são muito bonitas, as cores são menos cintilante, porém são muito duras e melhores pra quem tem pés bem trabalhados, minha professora só usa essa (melhores para profissionais), porque seu pé é bem curvado e sapatilha dura um pouco mais, ao contrário dela comprar uma Capézio ou Só Dança.

Sapatilha Millenium

Não estou criticando nenhuma marca, só alertando sobre qual escolher de acordo com o seu pé.

Primeiro ponto: Estudantes com pés finos, moles, que não dão trabalho para alongar- Indico da marca Capézio, e lá você escolhe o modelo que mais te agrada.
Segundo ponto: Estudantes com pés largos, duros, e de dificil curvatura- Indico da marca Só Dança, pois possuem uma pequena curvatura que ajuda o iniciante.
Terceiro ponto: Estudantes com nível melhor e com pés muito moles, com curavtura extensa- Indico a marca Millenium.

Se for mais experiente indico um site muito bom com sapatilhas internacionais, o problema é que não pode experimentar e eles usam a mesma medida que Só Dança trabalha e se quiser comprar uma, aconselho que experimente uma da marca Só Dança pra saber seu número e guarde um bom dinheiro porque são três vezes mais caras do que as daqui.

O Site é: http://evolutionpirouette.com.br/evolution/default.php?cPath=53&PHPSESSID=1d31eead09a25f28391639fc3d201536

Ellen Krysna.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sapatinhos vermelhos.

Nossa estou encantada com o Ballet  Sapatinhos Vermelhos, soube da sua existência através do Dance Academy, um seriado que descobri no final do ano de 2012 e comecei a assistir agora pelo youtube pra me atualizar e pelo Boomerang, fui procurar mais sobre esta historia e ela é bem interessante.

Sapatilhas vermelhas.


Numa bela tarde de sol, uma mocinha passeava com o namorado numa praça onde se realizava uma feira, quando viu na vitrine de uma loja do outro lado da rua um lindo par de sapatilhas vermelhas. Ela que sempre teve uma vontade enorme de dançar, mas sem ter tido numa oportunidade de aprender, fica encantada com as sapatilhas que estão à venda.
O rapaz, porém, pressentiu alguma coisa estranha que não lhe parecia boa, uma força quase mágica que vinha do tal sapato que exigia a aproximação e atenção do casal. Com tal pressentimento, o jovem tenta fazer com que a namorada se desinteresse das sapatilhas, sem ter, porém um motivo concreto para dissuadi-la da compra, a não ser o alto preço que era pedido.
O vendedor da loja, que observava toda a conversa do casal, se aproximava de uma forma um tanto estranha, pois não era amigo ou mesmo conhecido de nenhum dos dois, e oferece de presente à moça o par de sapatilhas vermelhas.
Entusiasmada, ela se desfaz dos sapatos velhos, calça os novos e sai dançando lindamente pela feira, em meio às barracas e as pessoas que paravam para admirá-la. Dança com vários rapazes, feliz em perceber a grande dançarina que era. Nenhum dos seus pares conseguia acompanhá-la por muito tempo e ela dançava sem parar, fascinada pelo brilho dos seus sapatos vermelhos. Não tinha percebido que seu namorado há muito havia se perdido dela na confusão da feira e que o vendedor de sapatos, ao contrário, estava sempre por perto, em todos os lugares onde ela exibia a sua dança.
Horas depois, exausta, a moça volta ao centro da praça, querendo sentar, descansar um pouco, mas as sapatilhas obrigavam-na a dançar mais e mais como se mandassem no seu corpo. Quando já não agüentava mais, reconheceu na pessoa que sempre estivera ao seu lado, o vendedor que lhe havia dado o presente e sentiu como se ele a acusasse de ser uma ambiciosa, dona de um desejo incontrolável de se tornar bailarina a qualquer preço. Sentia como se ele a culpasse por alguma coisa muito séria que ela mal podia entender, e que a estava castigando, ou melhor, ela mesma estava se castigando por não ter controlado a tentação de ter os sapatos e ser notada por sua dança.
Confundindo aquela fantasia, aquele pensamento, com a vida real, a moça desesperada tenta voltar para casa. No meio do caminho encontra um velho que a conduz para uma igreja onde ela descansa e pensa sobre a vida, e se vale a pena trocar sua tranqüilidade por um desejo tão facilmente realizado através da magia, longe da realidade.
Ainda confusa entre a verdade e a fantasia, a moça desmaia de cansaço e morre em seguida.
Nesse mesmo instante, aquele estranho vendedor recoloca na vitrine o mesmo par de sapatilhas vermelhas à espera de uma próxima vítima.

Na lenda original a menina é orfã e encontra uma senhora que resolve cuidar dela. Existe um filme The Red Shoes- 1948 que me parece muito bom, estou tentando assistir.