terça-feira, 31 de maio de 2011

Estilos de Ballet

Tipos de Ballet. 



Ballet Clássico
O ballet clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de ballet e também é o que mais adere às técnicas de ballet tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do ballet é baseada nos ensinamentos de Blasis.
Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.
As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.
O ballet clássico segue algumas regras, entre elas uma posição chamada "plié", utilizada em quase todos os exercícios. Além disso, nesta modalidade, alinhamento, postura e posicionamento são vitais.

Ballet Neoclássico
O ballet neoclássico é um estilo de ballet que usa o vocabulário do ballet clássico, mas é menos rígido. Os dançarinos se submetem a ritmos mais extremos e realizam os passos em uma forma mais técnica. O espaçamento neste gênero de ballet é mais moderno ou complexo do que no ballet clássico. Embora a organização no ballet neoclássico seja mais variada, é a ênfase na estrutura que o caracteriza.

 Ballet Contemporâneo
O ballet contemporâneo é uma forma de dança influenciada pelo ballet clássico e pela dança moderna. Utiliza a técnica e o trabalho nas pontas dos pés vindos do ballet clássico. Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de ballet. Muitos de seus conceitos vêm de ideias e inovações ocorridas na dança moderna do século XX.
George Balanchine é frequentemente considerado como tendo sido o pioneiro do ballet contemporâneo, através do desenvolvimento do ballet neoclássico. O ballet neoclássico é importante para a evolução do corpo humano.

 Ballet Romântico.
O Ballet Romântico é definido inicialmente como um ballet mais suave e com conotação romântica, um movimento ligado a arte e literatura dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet.
Esse tipo de dança tornou-se notório na época devido o movimento literários românticos, que aconteciam em boa parte da Europa na primeira metade do século XIV. Os ballets que seguem a linha do romântico pregam a magia e a delicadeza. Nesses ballets se usavam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato, eram geralmente floridas lembrando moças do campo.

 Ballet de Repertório.
Ballet de repertório é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são “O Quebra Nozes”, “O Lago dos Cisnes”, “Giselle”, “Copéllia”, “Esmeralda”, “Dom Quixote”.
Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de ballet, normalmente as sequências de passos não podem ser mudadas. Exemplo: Se a cena um, tem um Adágio, não se pode retirar para colocar um Allegro.
São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.


Tipos de Técnicas.


Método Vaganova ou Russo
Método Royal Academy of Dance, da Inglaterra (ou RAD)
Método Francês
Método Italiano ou Checcetti
Método Cubano
Método Dinamarquês (Buornoville)
Método Balanchine (Escola de Ballet Americano)

Experiência: Minha professora ensina-nos no Método Francês, mas ela sempre nos traz as diferenças de métodos para nossa compreensão e ampliação de conhecimento. (Oh, falei bonito hein...)

Aconselho as minhas leitoras que deem uma olhada neste site, muitoooooooooo bom! Ele traz um dicionário do Método Royal.

2 comentários:

  1. Genteeeeeeeeeeee, eu li a história deste ballet de repertório, postado na foto acima, ele se chama "La Bayadére", muito bonitinha a história, assim como "Giselle", o "Lago dos Cisne", fala do amor impossível e trágico.
    rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga ganhei um selinho de indicação e estou passando adiante para você, depois d uma olhadinha na postagem que Deus abençoe

    http://thuanysales.blogspot.com/2011/06/indicacao-da-amiga-susy-hart-menina-dos.html

    ResponderExcluir